17/02/2017 às 12h37 - Atualizado em 22/07/2024 às 10h18

Primeira edição do IPREV Debate conta com participação massiva de servidores de vários órgãos do Governo de Brasília

COMPARTILHAR

Primeira edição do IPREV Debate conta com participação massiva de servidores de vários órgãos do Governo de Brasília

O Iprev/Df iniciou nesta quinta-feira, 16/02, o IPREV Debate, uma das iniciativas do novo Programa de Educação Previdenciária da autarquia.

Participaram da abertura do projeto os diretores e servidores do IPREV/DF, além de mais de 50  servidores de diversas secretarias e órgãos do Governo de Brasília. O primeiro encontro teve como objetivo debater um dos temas mais complexos relacionados à aposentadoria, a denominada averbação de tempo de serviço.

Para debater o tema, foi convidados o chefe da Divisão de Reconhecimento de Direitos do INSS, o Sr. Ivan Costa, que destacou a importância do cuidado na confecção e na aceitação das denominadas Certidão de Tempo de Contribuição. Em sua participação, Costa destacou que os servidores precisam ter bastante cuidado com a escolha do momento da averbação de tempo de contribuição ocorrido perante o INSS e com a guarda do próprio documento, uma vez que sua reemissão só ocorrerá em situações excepcionais.

Em seguida, o Diretor Jurídico do Iprev/DF, Allan Luiz Barros, abordou aspectos jurídicos e jurisprudenciais acerca da averbação de tempo, tratando de forma bastante criteriosa a questão do reconhecimento de tempo especial. Allan Barros aproveitou a oportunidade para explicar sobre a recente decisão do TJDFT proferida no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2014.00.2.028783-4, publicada no DJ-e em 31/01/2017, que declarou a inconstitucionalidade parcial das Decisões do Tribunal de Contas do Distrito Federal nº 6.611/2010 e 3.662/2014, que determinava a obrigação do Distrito Federal de reconhecer o direito dos servidores públicos à conversão e averbação do tempo de serviço exercido em atividade especial como tempo comum, com o objetivo da concessão futura de aposentadoria por tempo de contribuição.

A Diretora de Previdência Iprev/DF, Raquel Galvão, encerrou o debate explicando sobre o fluxo da compensação previdenciária decorrente da averbação de tempo trabalhado com recolhimento ao INSS, destacando os documentos obrigatórios para a correta instrução processual dos pedidos de aposentadoria. A diretora reafirmou ainda a impossibilidade de “desaverbação” de tempo já averbado, especialmente quando este foi útil para eventual repercussão financeira em favor do servidor.

Sobre o Iprev Debate

O Iprev/DF, órgão gestor único do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Distrito Federal, dentro de seu projeto de Educação Previdenciária e no contexto de busca por contínua capacitação de seu corpo de conselheiros e servidores, inicia este ano uma série de debates relacionados aos aspectos organizacionais e práticos da Previdência como um todo.

A iniciativa, denominada ‘Iprev Debate’, pretende levar à ampla discussão temas importantes para todos aqueles que lidam diariamente com as questões previdenciárias.

Texto: Ascom Iprev/DF