Iprev-DF marca presença no 2º Congresso Brasileiro de Mulheres em RPPS
COMPARTILHAR
O objetivo do evento é fortalecer a participação feminina na gestão e nas instâncias de decisões e deliberação dos RPPS
Texto: Patrícia Kavamoto
Promovido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), o 2º Congresso Brasileiro de Mulheres em RPPS constitui-se em um momento específico e especial para aprimoramento técnico e troca de experiências. A iniciativa visa fortalecer e fomentar a participação das mulheres em diversas áreas de atuação e instâncias de deliberação e decisão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), a fim de contribuir para o fortalecimento da previdência dos servidores públicos. O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) marcou presença no evento que finalizou nesta quinta-feira (5), em Brasília-DF.
Na abertura do evento, o presidente da Abipem, João Carlos Figueiredo, fez um convite à diretora-presidente do Iprev-DF, Raquel Galvão, para atuar como assessora direta da Presidência da associação. “Nós temos o prazer de convidá-la, por ser uma referência para nós, pela qualidade do seu trabalho e pela sua honestidade, para fazer parte da estrutura da Abipem. Então, estamos fortalecendo o nosso time e a vinda da Raquel, com certeza fortalecerá ainda mais”, declarou.
O presidente da Abipem, João Carlos Figueiredo, fez um convite à diretora-presidente do Iprev-DF, Raquel Galvão, para atuar como assessora direta da Presidência da associação. Foto: Divulgação/ Abipem
A diretora-presidente do Iprev-DF, Raquel Galvão, ficou surpresa com o convite feito em público. “Me sinto honrada em participar de uma associação muito respeitada, responsável, com credibilidade, que desempenha um excelente trabalho dentro dos RPPS municipais, estaduais e do DF. Será um trabalho que vou realizar com muito brio”, comentou.
A diretora-presidente do Iprev-DF, Raquel Galvão, ficou surpresa com o convite feito em público. “Me sinto honrada em participar de uma associação muito respeitada, responsável, com credibilidade, que desempenha um excelente trabalho dentro dos RPPS municipais, estaduais e do DF. Será um trabalho que vou realizar com muito brio”, comentou. Foto: Divulgação/ Abipem
Na opinião do presidente da Abipem, o 2º Congresso Brasileiro de Mulheres de RPPS tornou-se um espaço único para a mulher passar o seu olhar sob a gestão previdenciária. Além disso, o evento oferece a cada uma a liberdade de falar e ser ouvida sem interferências. “E para que vocês (mulheres) possam também dizer o norte que precisamos ter na gestão dos Regimes Próprios, pois é imprescindível cuidar de vidas sem pensar nas mulheres”, afirmou Figueiredo.
O congresso recebeu apoio do Ministério da Previdência Social (MPS) na sua organização e realização. Na programação do evento, foram apresentados os seguintes seis painéis: “#Inspira: As Decanas dos RPPS`s”; “Previdência Complementar: mulheres como protagonistas do futuro”; “Liderança Feminina na Boa Gestão: compartilhando experiências”; “Conselheiras à frente da Gestão: desafios nos pequenos, médios e grandes municípios”; “O olhar Feminino no Mercado de Investimentos” e “Mulheres de Órgãos de Controle e de Regulação e o Diálogo com os RPPS`s”.
O congresso reuniu 22 palestrantes e um público composto por 360 mulheres. Pelo Iprev-DF, 20 servidoras foram inscritas no evento. Uma delas foi a analista previdenciária, Roselaine Pereira da Silva, que participou pela primeira vez. “A experiência foi engrandecedora. Me senti privilegiada em ter participado do evento e ver o empoderamento feminino em ocupar em cargos que antes eram alcançados somente por homens”, disse.
A gerente de Atendimento às Demandas da Carteira de Investimentos da Diretoria Jurídica do Iprev-DF, Júlia Vitória, elogiou a iniciativa da Abipem: “Achei riquíssima essa experiência de ter pessoas que estão há anos lidando com RPPS para nos orientar. Por ser um evento feito para nós, mulheres, sentimos um acolhimento maior. Me senti bastante feliz, acolhida e representada”.
A coordenadora de Planejamento e Orçamento do Iprev-DF, Luciana da Silva Freitas, também participou do evento. “Esse congresso para mulheres veio nos mostrar que nenhum Instituto de Previdência chegou aonde chegou sem um trabalho árduo, com muitos desafios, em um ambiente em que os homens são predominantes”, acrescentou. Para a servidora o evento proporcionou um momento de reflexão: “O ato de cuidar e servir com amor faz a diferença no trabalho a ser entregue à sociedade. Precisamos zelar pelas pessoas com as quais estamos diariamente, pois passamos mais tempo no trabalho do que em casa”.
Para a analista previdenciária, Laís Almeida, o congresso foi uma experiência construtiva. “Pude entender um pouco mais os desafios enfrentados pelos RPPS de todo o Brasil, perceber os aspectos que nos assemelha, aprender com as experiências de cada uma das palestrantes e me inspirar com diferentes histórias de vida que têm como ponto em comum trabalhar para garantir a dignidade de aposentados e pensionistas”, relatou.
“O 2º Congresso Brasileiro de Mulheres de RPPS tem um propósito dos mais desafiadores, pois sabemos que a participação feminina num sistema como esse não é fácil, principalmente por ser dominado pelo gênero masculino”, observou Raquel. Ela ressaltou o aumento no número de participantes do evento em 2024 em comparação com o ano anterior. “Vejo esse crescimento de uma forma muito contente, me sinto realizada. Com o passar dos anos, teremos uma gama de mulheres cada vez mais inseridas na discussão da previdência”, destacou.
Para Raquel Galvão, a iniciativa da Abipem em promover a participação de mulheres profissionais das instituições previdenciárias é louvável. “Eventos como esse são fundamentais para a troca de experiências e a ampliação do conhecimento, além de encorajar as servidoras a superar os desafios que as gestoras de previdência encontram”, finalizou.