15/07/2024 às 14h57 - Atualizado em 13/08/2024 às 14h37
Parentes de 219 aposentados falecidos são convocados para acerto financeiro
COMPARTILHAR
Parentes de 219 aposentados falecidos são convocados para acerto financeiro
Chamado do Iprev-DF visa buscar o ressarcimento de pagamentos indevidos a pensionistas
Texto: Patrícia Kavamoto
O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (15) o Edital de Convocação nº 04/2024, que chama familiares de 219 aposentados e pensionistas falecidos relacionados em lista para comparecer à Gerência de Acertos Financeiros (Geafi), no prazo improrrogável de 30 dias.
A convocação por meio de publicação em Diário Oficial é a última tentativa de contato com os familiares dos beneficiários falecidos. Antes são realizados contatos com os familiares por meio de correspondência com aviso de recebimento (AR) pelos Correios.
O chamamento tem por objetivo buscar o ressarcimento de pagamentos indevidos a aposentados e pensionistas já falecidos. Quando falecido o servidor aposentado ou o beneficiário de pensão, são considerados indevidos os pagamentos depositados pelo GDF na conta bancária do titular do benefício após o óbito.
Movimentações bancárias realizadas por herdeiros ou terceiros dos valores depositados indevidamente constituem enriquecimento sem causa e podem configurar fraude previdenciária a ser apurada pelo Ministério Público.
O parágrafo 3º do artigo 164 da Portaria nº 16, de 24 de janeiro de 2019 estabelece que “à exceção dos valores referentes aos parágrafos de que trata este artigo, todos os valores pagos pelo Iprev-DF a segurado falecido referente ao período pós-óbito deverão ser objeto de devolução”.
Os familiares devem comparecer à unidade do Iprev-DF localizada no Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 9, Torre B, 1º andar, Edifício Parque Cidade Corporate. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Confira a convocação.