Legislação Previdenciária é tema de oficina realizada pela Defensoria Pública do Distrito Federal
COMPARTILHAR
Legislação Previdenciária é tema de oficina realizada pela Defensoria Pública do Distrito Federal
Diretora-presidente do Iprev-DF ministra palestra sobre o assunto aos servidores da instituição
Texto: Patrícia Kavamoto | Edição: Jucélio Duarte
Os servidores da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) tiveram a oportunidade de participar nesta quinta-feira (18) da palestra “Legislação Previdenciária”. O tema foi conduzido pela diretora-presidente do Instituto de Previdência do Distrito Federal (Iprev-DF), Raquel Galvão. A iniciativa está inserida na programação da 4ª Oficina Temática do Reinventar, nome dado ao Programa de Preparação para a Aposentadoria, criado pela DPDF.
Na abertura do evento, Raquel Galvão agradeceu o convite da DPDF e a participação dos servidores. “Sei que as pessoas saem de sua mesa de trabalho para estarem aqui. E um momento como esse, um programa de preparação, se traduz em uma das poucas oportunidades que temos dentro dos órgãos para nosso desenvolvimento”, afirmou.
Raquel ainda comentou que a matéria previdência deveria fazer parte do curso de formação após ingresso no serviço público. Em seu discurso, a diretora-presidente alertou também que o trabalho possui diversos resultados. “Um deles é o fim: a aposentadoria. E essa preocupação tem que começar desde jovem, pois eu não posso me preocupar com a aposentadoria só na hora que eu vou me aposentar”, frisou.
A subdefensora pública-geral da DPDF, Emmanuela Saboya, participou da oficina e agradeceu a diretora-presidente pela palestra. “Demonstro a nossa honra e gratidão pela presença do Iprev aqui. A presença de vocês só reforça nosso interesse maior: o de proteger nosso servidor que faz a Defensoria funcionar e funcionando, protegemos os mais vulneráveis do DF, que é a nossa real missão institucional”, declarou.
Durante a palestra, Raquel Galvão apresentou a missão, a visão e os valores do Iprev-DF, assim como os órgãos colegiados, além da Política de Investimentos da autarquia previdenciária. Ao final se colocou à disposição para esclarecer dúvidas dos participantes. “Parabenizo a DPDF por fazer com que os seus servidores se preparem para um futuro com segurança”, concluiu.
Servidor de carreira da DPDF desde junho de 2023, o analista de apoio à assistência jurídica Carlos Xavier elogiou a iniciativa. “A palestra foi muito elucidativa, principalmente para quem está entrando. Percebo que está focada especificamente para os aposentados ou que estão em fase de aposentadoria, porém, estou pensando no quantitativo de analistas que foram recém-chamados, uma média de 300 analistas dentro da Defensoria que ingressaram há um ano, seria uma oportunidade ímpar para evoluir nesse quesito”, opinou.
Servidora em abono permanência desde setembro de 2020 na DPDF, Claudina Dourado ingressou no Governo do DF em 1991. “Considero o programa Reinventar acolhedor para quem está querendo se aposentar. As oficinas trazem assuntos pontuais que precisamos refletir sobre essa nova fase de vida”. Segundo Claudina, as palestras realizadas pelo programa disseminam conhecimento. “A de hoje foi esclarecedora, antes eu via o Iprev apenas como um órgão que administra nossas contribuições e que tinha a obrigação de fazê-las crescer, mas depois eu percebi que o Iprev é uma máquina, muito bem organizado. Me senti segura”, relatou.