Iprev-DF marca presença no I Fórum “Caminhos para a Aposentadoria”
COMPARTILHAR
Evento realizado pela SES-DF contou com orientações da equipe técnica da autarquia previdenciária
Patrícia Kavamoto
A aposentadoria é um momento significativo na vida de qualquer servidor. Com o objetivo de proporcionar as informações necessárias para que ele possa planejar essa transição da melhor forma possível, com segurança e tranquilidade em cada etapa, foi desenvolvido o I Fórum “Caminhos para a Aposentadoria”. Trata-se de uma iniciativa Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio da Gerência de Aposentadorias e Pensões (Gape). O evento, realizado nesta segunda-feira (11/11), contou com a parceria do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF).
A gerente da Gape, Márcia Pereira Borges, informou que o evento enfatizou a importância do planejamento para essa nova fase de vida. “O objetivo do fórum foi esclarecer para o servidor que a aposentadoria precisa ser pensada desde o ingresso em sua carreira e não apenas no final dela. Que o servidor comece um planejamento financeiro também”, comentou. Segundo a gerente, o evento teve como intuito apresentar o Iprev-DF como o órgão que concede a aposentadoria.
“O planejamento faz parte da aposentadoria. Quanto mais cedo começamos a nos preparar, melhor é o nosso processo, ou seja, chegamos ao nosso propósito com um preparo mais consciente, mais responsável”, complementou a diretora-presidente do Iprev-DF, Raquel Galvão. Durante o evento, a gestora apresentou o projeto “Iprev no seu órgão”, que tem o propósito de levar aos servidores públicos do DF, conhecimentos básicos sobre aposentadoria. Raquel também destacou outros assuntos como os Fundos de Investimento sob a gestão do Instituto, a Política de Investimentos e o custeio do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do DF.
O chefe da Controladoria do Iprev-DF, Marcio Eduardo de Moura Aquino, explicou sobre a natureza jurídica do Instituto, além de destacar a visão, a missão e os valores da autarquia previdenciária. “A solvência do Iprev-DF é a garantia de que ele honrará com os compromissos que o Estado faz quando cada um de vocês toma posse em um cargo público. Há um compromisso previdenciário honrado entre você servidor e o Estado. E por que isso existe? Porque no seu primeiro pagamento haverá o recolhimento da sua contribuição previdenciária. Por outro lado, o Estado arcará com sua parcela da contribuição patronal. Logo, entender sobre o Instituto é entender como haverá o pagamento das aposentadorias”, afirmou.
A gerente de Concessão de Aposentadoria do Iprev-DF, Glaciene Campos Valério, apresentou de forma detalhada os tipos de aposentadoria e as regras aplicáveis, abordando tanto as regras gerais quanto as regras de transição para as aposentadorias voluntárias e compulsórias, conforme as normas vigentes. Ela explicou os requisitos necessários para que os servidores possam se aposentar de acordo com a fundamentação legal, destacando as diferenças no cálculo dos proventos e na paridade.
Glaciene também fez questão de alertar os servidores sobre a importância de manter seus dados atualizados junto ao setor de pessoal do órgão, como, por exemplo, informações relativas a alterações no nome, endereço e averbações de tempo de serviço. Ela enfatizou que é responsabilidade de cada servidor manter essas informações em dia. "Essa é uma atribuição sua. O Núcleo de Pessoas não tem como adivinhar que alteração houve em sua vida funcional. Quando somos ativos, trabalhamos em um setor, qualquer contato que precise ser feito conosco, pode ser realizado inclusive pela lotação. Depois que estamos aposentados, o meio de comunicação é o endereço residencial, o telefone ou o e-mail particular", complementou.
Ao final de sua fala, Glaciene apresentou a Calculadora de Aposentadoria do TCDF, uma ferramenta útil para que os servidores possam simular suas aposentadorias de acordo com o tempo de serviço e a idade, com o objetivo do servidor ter uma previsão de data de sua aposentadoria ratificando depois diretamente com o NP de sua lotação. Ela também ressaltou que o processo de aposentadoria é complexo e pode gerar muitas dúvidas, e orientou os servidores a buscarem orientação no Núcleo de Pessoas antes de solicitarem a aposentadoria, para que o processo seja instruído corretamente e de acordo com a realidade da vida funcional e financeira de cada um. "A nossa intenção é a de que vocês cuidem da vida funcional junto ao Núcleo de Pessoas, antes de solicitar a aposentadoria, para que o processo de aposentadoria seja instruído o mais correto e real possível da sua vida funcional e financeira, para que, quando ele chegue até nós, não precise retornar para ajustes", declarou Glaciene. Essa orientação visa garantir que esse processo seja conduzido de forma segura e tranquila nessa nova etapa da vida do servidor que está em vias de encerrar sua carreira.
As explicações sobre aposentadorias especiais foram feitas pelo gerente de Contagem de Tempo Especial do Iprev-DF, Glício Ramar, que ressaltou: A análise da aposentadoria especial é muito individual e as informações precisam estar bem descritas na instrução do processo, para que o Instituto possa realizar a referida análise de forma coerente e correta, a fim de entregar a melhor possibilidade de aposentadoria ao servidor”.
No encerramento da apresentação do Iprev-DF durante o I Fórum “Caminhos para a Aposentadoria, o diretor de Previdência, Paulo Henrique de Sousa Ferreira, abordou o pagamento e a acumulação de benefícios.