21/03/2016 às 18h06 - Atualizado em 22/07/2024 às 13h21

Incorporação de 44 bens ao patrimônio do Iprev foi tema de audiência pública

COMPARTILHAR

Incorporação de 44 bens ao patrimônio do Iprev foi tema de audiência pública

Medida visa incorporar ao Fundo Previdenciário do Iprev/DF uma carteira composta com 44 bens imóveis. Encontro ocorreu hoje (21), no Setor Comercial Sul

O governo apresentou na manhã desta segunda-feira (21) a lista de 44 terrenos e imóveis que pretende doar ao Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev) para recomposição dos recursos da autarquia de regime especial. O tema foi discutido durante audiência pública, na sede da Secretaria de Gestão do Território e Habitação, no Setor Comercial Sul.

Entre os imóveis, em regiões como Plano Piloto, Setor de Indústria e Abastecimento e Samambaia, há, por exemplo, apartamentos, galpões e posto de gasolina. A relação ainda traz o Clube de Golfe de Brasília, área de mais de 730 mil metros quadrados. A doação do terreno ao Iprev foi o principal assunto discutido durante a audiência pública, que reuniu cerca de 20 pessoas.

Para a escolha das propriedades que serão incorporadas ao patrimônio do instituto foram envolvidas as Secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão e de Gestão do Território e Habitação, o Iprev e a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

O compromisso da incorporação foi assumido pelo Executivo em setembro do ano passado, quando a Câmara Legislativa autorizou a reversão de 75% do superávit técnico atuarial do Fundo Previdenciário do DF para o Fundo Financeiro.

Após a audiência pública, o governo de Brasília encaminhará um projeto de lei complementar para apreciação e aprovação dos deputados distritais. Os 44 bens foram indicados pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação e pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap). Somente serão incorporadas propriedades sem relevância social e que não sejam fundamentais na prestação de serviços públicos.

Superávit
Presente na audiência pública, o diretor-presidente do Iprev, Roberto Moisés dos Santos, ressaltou que o Fundo Previdenciário do DF tem mais de R$2,7 bilhões em investimentos e continua com superávit técnico atuarial, calculado em torno de R$ 1,2 bilhão, conforme avaliação do último Relatório Atuarial. .A incorporação dos bens aumentará ainda mais o superávit do Plano Capitalizado, garantindo ao Fundo uma sustentabilidade ao longo dos anos.

Fonte: Ascom Iprev/DF