13/12/2016 às 12h37 - Atualizado em 22/07/2024 às 13h19

CGDF reconhece o IPREV/DF como um dos órgãos mais transparentes do DF

COMPARTILHAR

CGDF reconhece o IPREV/DF como um dos órgãos mais transparentes do DF

A Controladoria-Geral do Distrito Federal, todos os anos, analisa a transparência dos dados e das informações a serem divulgadas pelos órgãos públicos de Brasília em seus canais de comunicação.

No ano de 2016, a CGDF apontou o IPREV como um dos 20 órgãos com o maior índice de transparência do Distrito Federal. A avaliação levou em conta conteúdos divulgados nos sites dos órgãos e entidades governamentais, tais como: resultados alcançados com ações promovidas, despesas (diárias e passagens, entre outras), auditorias e remuneração de servidores. Também foram considerados, por exemplo, contratos, convênios firmados, horário de funcionamento, licitações e perguntas frequentes.

O resultado alcançado pelo IPREV/DF decorreu de um esforço concentrado de toda a diretoria executiva e servidores do IPREV/DF, já que no fim do 1º semestre a autarquia esta ente os últimos colocados, com o índice de transparência de 26%, segundo os critérios apurados pela Controladoria.

A partir de junho de 2016, a Chefia de Governança do IPREV/DF passou a estabelecer metas mensais de transparência para cada uma das áreas. A evolução foi drástica e rápida. Em apenas cinco meses o índice de transparência subiu para  83%, resultado quatro vezes maior que a primeira avaliação.

Segundo o Chefe de Governança, Projetos e Compliance, Senhor Henrique Barros, “o IPREV saiu de uma realidade de pouca transparência em junho de 2016 para uma nova realidade que se busca de total transparência em seus atos de gestão previdenciária, financeira e na área de investimentos, registrando uma grande evolução na avaliação do índice de transparência ativa medido pela Controladoria-Geral do Distrito Federal, entre a primeira avaliação realizada em julho/2016, de 26%, e a realizada em dezembro de 2016, 83%. O IPREV tem um desafio para o exercício de 2017, que será atingir o percentual total de transparência ativa a ser avaliado pelo órgão de controle interno do DF, que é de 100% de transparência ativa. Este desafio será realizado com engajamento de todos os servidores do Instituto, fato este que já aconteceu quando atingimos os 83%.”

Henrique Barros ainda destacou que o IPREV não alcançou índice maior pelo fato do sítio eletrônico do Instituto, quando do período de avaliação da CGDF, estar em manutenção, o que dificultou a atualização de alguns dados.

A lista das entidades e órgãos avaliados encontra-se no sítio da Controladoria-Geral do Distrito Federal por meio do link: http://www.cg.df.gov.br/noticias/item/2819-cinco-%C3%B3rg%C3%A3os-do-governo-alcan%C3%A7am-100-de-transpar%C3%AAncia-ativa.html

Fonte: Ascom Iprev/DF