Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Credenciamento

Os prestadores de serviços de administração e gestão de investimento que atuam junto ao Iprev/DF deverão contar com autorização da Comissão de Valores Mobiliários para o exercício profissional de administração e avaliação de boa qualidade de gestão e de ambiente de controle de investimentos por agência classificadora de risco (rating) em funcionamento no País.

 

As instituições contratadas para a gestão deverão se submeter ao processo de credenciamento por parte do Instituto, nos moldes exigidos pelo Ministério da Previdência, por meio da Instrução Normativa MPS nº 519/2011.

 

Para tanto, as instituições administradoras de recursos deverão encaminhar ao Iprev/DF o Termo de Análise de Credenciamento e toda a documentação acessória, tais como certidões de regularidade fiscal e junto aos órgãos reguladores, relatórios de rating e questionários due dilligence para Fundos de Investimento no padrão ANBIMA, a entidade autorreguladora do mercado de capitais, assim como os dados do patrimônio sob gestão e rentabilidade dos fundos oferecidos.

 

Após análise dos documentos e dados quantitativos relativos ao porte da instituição, sua especialização no segmento de atuação do Iprev/DF e seu histórico de rentabilidade, entre outros, além da análise qualitativa sobre a instituição, bem como as informações detalhadas do tipo de investimento que a instituição pretende credenciar, o Iprev/DF emitirá o seu Atestado de Credenciamento.

 

Com isso, o Iprev/DF atuará somente junto a instituições financeiras que contam com elevado nível de governança corporativa e estrutura qualificada de controle e gestão de recursos de terceiros e mais alto padrão de estrutura operacional, e que possam oferecer melhor rentabilidade aos recursos.

 

O processo de credenciamento permite ao Iprev/DF estabelecer parâmetros objetivos de avaliação dos gestores dos fundos de investimento, com base nos custos e na rentabilidade obtida, bem como na qualidade e conformidade do controle de investimentos.

 

Cabe destacar que o credenciamento é condição necessária para contratação da gestão, porém não é garantia de alocação de recursos, cabendo ao Iprev/DF a discricionariedade de alocação com base em critérios próprios e de acordo com sua política de governança de investimentos.

 

As instituições e fundos de investimento atualmente credenciados pelo Iprev/DF podem ser consultadas por meio dos documentos Atestados de Credenciamento disponíveis nesse sitio eletrônico.

 

 

EDITAIS DE CHAMAMENTO

Editais Resultado Atestados
Edital nº 01/2017 Resultado nº 01/2017 Atestados de Credenciamento: nº 4;  nº 5;  nº 6nº 7; nº 8nº 9 e nº 10
Edital nº 02/2017

 

Resultado nº 02/2017  

 

 

Edital nº 03/2017

 

Resultado nº 03/2017  

 

 

Edital nº 01/2018 Resultado nº 01/2018  

 

 

Edital nº 02/2018 Resultado nº 02/2018  

 

 

Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

IPREV

SCS Quadra 09, Torre B, 1º andar, Edifício Parque Cidade Corporate, Asa Sul, Brasília/DF - CEP: 70308 200 | Telefone: (61) 3226 5504 | E-mails: Atos oficiais: presidência@iprev.df.gov.br; Atendimento geral: atendimento@iprev.df.gov.br; Ouvidoria: ouvidoria@iprev.df.gov.br; Imprensa: comunicacao@iprev.df.gov.br