Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Contribuição Previdenciária

 

Segurados ativos, inativos e o pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev/DF) encontram neste espaço as informações relativas ao cálculo, à retenção e ao recolhimento da contribuição previdenciária. Os procedimentos estão contidos na Instrução Normativa Nº 1 IPREV/DF, de 8 de dezembro de 2009.

 

TIPOS DE DEMANDA

RECOLHIMENTO INDIVIDUAL DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

REQUISITOS E DOCUMENTOS

Requerimento junto ao órgão de lotação do servidor

PROCEDIMENTOS

O servidor ativo que entrará de Licença sem vencimento, para Acompanhar Cônjuge ou para Interesse Particular, deverá dirigir-se aoórgão de origem e promover a solicitação expondo o interesse em efetuar o RECOLHIMENTO VOLUNTÁRIO. Em seguida o setor responsável deverá autuar processo contendo a manifestação da servidora, incluindo o preenchimento do Anexo 2 da Instrução Normativa nº 01 de 2009, sendo informado os valores devidos relacionados aos 11%, 22% e o 13º como se em atividade estivesse. O recolhimento será efetuado por meio do Documento de Arrecadação – DAR, no sítio da Secretaria de Fazenda do DF observando os códigos da alíquota: os servidores do Fundo Financeiro (servidores admitidos como servidores públicos antes de 31/12/2006), devem contribuir 11% para a Contribuição Individual e 22% referente a Contribuição Patronal. Os servidores do Fundo Previdenciário (admitidos como servidores públicos depois de 01/01/2007), devem contribuir 11% para a Contribuição Individual e 16,55% (até o final de 2018), referente à Contribuição Patronal.

Em caso de servidor que não efetuar o recolhimento voluntário, e quiser regularizar o período em que esteve afastado, deverá preencher requerimento solicitando a atualização dos valores, em seguida o setorial autuará o processo contendo planilha com os valores das contribuições. O processo será enviado a Coordenação de Benefícios, para que sejam realizados as atualizações monetárias e demais orientações para o que o servidor possa efetuar o pagamento.

CANAIS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Atendimento por telefone: (61) 3226-5504

Email: coben@iprev.df.gov.br“> coben@iprev.df.gov.br

Atendimento: de segunda à sexta das 08h às 12h e 14h às 18h

CUSTOS

A prestação do serviço é gratuita.

PRAZOS DE RESPOSTA

Tempo para a tramitação e atualização dos índices monetários, gerando para isso um período de 15 dias úteis.

ENDEREÇO

SCS quadra 09, Torre B, 2º andar, Ed. Parque Cidade Corporate, Asa sul, Brasília – DF. CEP: 70.308-200.

 

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1

ANEXO I – Formulário de Pedido de Inclusão de Parcelas Remuneratórias no Valor da Remuneração

ANEXO II – Formulário de opção pelo recolhimento voluntário de contribuição previdenciária

ANEXO III – Termo de Responsabilidade pelo Repasse das Contribuições Previdenciárias

Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal - Governo de Brasília

IPREV

SCS Quadra 09, Torre B, 1º andar, Edifício Parque Cidade Corporate, Asa Sul, Brasília/DF - CEP: 70308 200 | Telefone: (61) 3226 5504 | E-mails: Atos oficiais: presidência@iprev.df.gov.br; Atendimento geral: atendimento@iprev.df.gov.br; Ouvidoria: ouvidoria@iprev.df.gov.br; Imprensa: comunicacao@iprev.df.gov.br