Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/17 às 15h06 - Atualizado em 29/10/18 às 13h33

Audiência Pública debate os reflexos da gestão financeira das contas previdenciárias

17052017-audincia-pblica---os-reflexos-da-gesto-financeira-das-contas-da-previdencirias-e-a-necessidades-da-reforma-da-previdncia 34719570845 o 

Audiência Pública debate os reflexos da gestão financeira das contas previdenciárias

O Diretor Presidente do Iprev/DF, Sr. Adler Anaximandro, participou da Audiência Pública realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal no dia 17 de maio, oportunidade em que se debateu os aspectos financeiros da Previdência no Distrito Federal e a questão da Reforma da Previdência.

O Diretor Presidente explicou a forma de organização do sistema previdenciário dos servidores do Distrito Federal, que é dividido entre o Fundo financeiro (que abrange os servidores que entraram no serviço publico ate o final de 2006), e o Fundo Capitalizado (que abrange os servidores que ingressaram no serviço publico a partir de 2007).

Em sua apresentação, o Presidente do Iprev/DF chamou a atenção para o crescente déficit do fundo financeiro e destacou que aquele fundo conta com uma preocupante proporção de aproximadamente 1 servidor ativo para 1 servidor aposentado ou pensionista. “Essa proporção, indica que em dado momento este fundo possuirá mais servidores inativos do que ativos, e por isso a tendência deste fundo é aumentar cada vez mais o seu déficit atuaria”, destacou Anaximandro.

Por outro lado, de acordo com o calculo atuarial mais recente apresentado, o Diretor informou que o Fundo Capitalizado possui superávit e tem capacidade de honrrar com todas as aposentadorias dos servidores vinculados a este Fundo.

O Diretor Presidente enfatizou a necessidade de se buscar novas fontes de financiamento para garantir as aposentadorias futuras dos servidores vinculados ao Fundo Financeiro.

A audiência foi idealizada e presidida pelo Deputado Distrital Raimundo Ribeiro. Participaram também do evento os Srs. Adalberto Imbrósio Oliveira, presidente do Sindicato da Carreira de Auditoria Tributária do Distrito Federal – SINAFITE-DF, a Presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/DF, Sra. Thaís Riedel, o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta – SINDIRETA, Sr. Ibraim Yusef Mamud Ali, o Vice Presidente de Assuntos de Seguridade Social da Associação de Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – ANFIP, Sr. Décio Bruno Lopes e a Coordenadora Nacional do Movimento Cidadã da Dívida no Brasil, Sra. Maria Lúcia Fattoreli.

ENCAMINHAMENTOS

Após concluída a fala dos participantes, o Deputado Raimundo Ribeiro encerrou o evento destacando a importância do debate, de que esta reside sobre o próprio tema, já que o assunto está na pauta de todo cidadão, e que ter o privilégio da participação de pessoas técnicas bem como operadores do sistema, traz a possibilidade de se abrir a discussão para o âmbito do Distrito Federal, mostrando a importância de se mostrar para a sociedade como o sistema funciona, para que ela se sinta segura de que os seus direitos não serão subtraídos com uma futura reforma.


Fonte: Ascom/Iprev

 

Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Iprev/DF

SCS Quadra 09, Torre B, 1º andar, Edifício Parque Cidade Corporate, Asa Sul, Brasília/DF - CEP: 70308 200 | Telefone: (61) 3105-3446 | E-mails: Atos oficiais: presidência@iprev.df.gov.br; Atendimento geral: atendimento@iprev.df.gov.br; Ouvidoria: ouvidoria@iprev.df.gov.br; Imprensa: comunicacao@iprev.df.gov.br